olá,

sou tati haas

01

começa por aqui

Fico feliz de te ter aqui comigo, criei esse espaço com o intuito de me apresentar pra você. Contar sobre minha vida e minhas experiências, o que aprendo com elas e com cada um de vocês. Espero criar um lugar de troca onde todos que se identifiquem se sintam a vontade para estar aqui. Falando um pouquinho de mim, uma das coisas que me move é a curiosidade, o estar perto do novo, do diferente, seja aprendendo estudando ou desbravando um novo lugar. Amo a natureza e poder estar perto dela é sempre sinônimo de felicidade. Juntando viagem e natureza o sorriso já abre por aqui! Quando eu e Micael decidimos construir nosso motorhome e passar uns meses viajando, tudo que queríamos era estar na natureza e ter ela como parte da gente. Esse foi um período de muitas mudanças e aprendizados. Mudei minha profissão e me adaptei a nossa vida nômade. No início não imaginava conseguir fazer planos mais longos ou poder me dedicar a um sonho a longo prazo. A vida na van era sempre  o agora, com todas as delícias e imprevisibilidades. Quando em uma das viagens vi a possibilidade de me dedicar a uma atividade que eu sempre amei, decidi fazer a formação em Yoga e focar no estudos. Nós mudamos a rota da viagem e novamente eu comecei a planejar a nova e completa combinação da minha vida:
Viagem, Natureza e Yoga.

02

minha vida com yoga

Yoga ao ar livre

Tenho um grupo no app Meet Up onde posto as aulas ao ar livre e pequenos eventos como meditação da Lua Cheia e Trilha com Yoga.

YOGA OM THE MOVE

Projeto em parceria com minha amiga Tati Vicente queremos levar o yoga para fora dos studios, trazer dicas, como aplicar o yoga no dia a dia, ajustes de posturas para todos os corpos, mantralele e outras invenções nossas.

aulas para crianças

  • Aulas extra-curriculares em escolas e creches
  • Aulas particulares
  • Aulas em grupo em condomínios
  • Eventos

aulas online - adultos

Uma forma de praticar ao vivo, em qualquer lugar, com acompanhamento e orientação como se você estivesse em um studio de yoga. E ainda tem o oportunidade de praticar com mais alguém da família.

Horários:
Terças às 7:45 e Quintas às 8h / Terças e Quintas às 19h

Aulas presenciais

Tenho disponibilidade para aulas particulares e em grupo.
Tem um grupo de 3/4 amigas que desejam praticar? Me envia uma mensagem para a gente marcar uma aula especial para vocês.

Se você mora no Recreio, dou aula na academia BodyTech – Shopping Recreio  2ª e 4ª às 18h.

trabalho voluntário

Aulas exclusivas para a comunidade assistida pela Ação Social Recreio. Com o objetivo de proporcionar a todos o acesso a prática de Yoga, temos aulas para mães e também para as crianças.

A Ação Social faz um trabalho muito lindo, se quiser conhecer e colaborar de alguma forma clica aqui para conhecer ver o Instagram ou fala comigo 🙂

03

as mais ouvidas

Me acho muito agitada, não vou conseguir ficar parada!

Não sei se você já me conhece, mas eu sou assim. Lá em casa dizemos que somos ligadas no 220V. Fazemos mil coisas ao mesmo tempo, mas hoje nos damos a oportunidade da pausa e do autocuidado. A prática de Yoga não precisa ser lenta ou só meditativa. Cada um tem um gosto, basta você encontrar o estilo e professor que você se identifica! O universo do Yoga é tão grande que tem um perfeito pra você, é só encontrar. 

Não sou flexível

Nem eu, acredita? Pois é.. como todas as atividades que fiz durante a vida eu sempre tive força e uma boa consciência corporal, mas sempre fui “atarracada”. Me sentia dura, me chamava de encurtada, até que um dia ouvi de uma professora para parar de pensar assim. Ouvi esse conselho e segui com a minha prática. Os desafios continuam, mas aceito meu corpo como é e tudo que ele me permite fazer hoje. Mesmo não alcançando ainda várias posturas, sigo no caminho. Tenho vários alunos mais flexíveis que eu e outros menos, nós seguimos juntos, cada um na sua possibilidade. Uma mente flexível permite todo corpo ser flexível.

Não consigo meditar

Se você acredita que meditar é apenas quando você fica com a mente vazia, não pensa em nada e permanece imóvel por longos minutos, preciso dizer que eu também não consigo!

Passei um tempo fugindo de qualquer coisa relacionada a meditação. Parece contraditório, mas vou me explicar.

Sabe quando você está totalmente imerso em uma atividade e sua atenção está 100% naquele momento? Ou então quando você está num lugar com uma vista incrível e consegue ficar horas só admirando? E quando você está descendo uma ladeira de bicicleta, o vento batendo no seu rosto e você sorri disfrutando daquele momento.

Em todos esses momentos você está vivendo o presente, sem nada te distraindo ou te levando a outro lugar. Isso também é meditar, mas muitas vezes não percebemos. Experimenta nesses momentos prestar atenção na sua respiração, você vai ver como é bom acessar esse mundo interno de silêncio e paz. Se permite e depois me diz o que achou.

Não sou boa, não vou conseguir

Você tem vontade de praticar? Então você é boa para Yoga. Não se boicote por achar que não vai conseguir fazer tal postura e não se engane de que Yoga precisa colocar os pés atrás da cabeça ou ficar de cabeça para baixo para ser bom ou avançado. Eu mesma até hoje não conquistei várias posturas e vou te dizer que a graça está aí! No caminho, na conquista do pouquinho por dia e de terminar a prática se sentindo bem e não incapaz de alguma coisa. Comece de começo, entende seu corpo e aos pouquinhos vai se desafiando. Você vai ver o quanto vai se surpreender com suas conquistas e com tudo que seu corpo é capaz de fazer.

04

Para você que quer saber mais

Como o Yoga entrou na minha vida

Eu cresci em uma cidade pequena e lá nunca tinha ouvido falar de yoga. Eu sempre fiz várias atividades e estava sempre querendo alguma coisa nova. Fiz jazz e dança espanhola por muitos anos, natação e contrariando todas as vontades da minha mãe, larguei a dança e fui para o Jiu Jitsu. Adorava a disciplina e os desafios nas aulas e nos campeonatos. Cada evolução e conquista através do meu corpo me mostrava que era capaz de mais. Com o passar dos anos, estudos e mudança de cidade por conta da faculdade de Farmácia me vi um pouco perdida sem uma atividade que me desse prazer como quando era mais nova. Anos depois morando e no Rio de Janeiro e trabalhando em uma rede de drogarias, senti uma necessidade enorme de ter de novo um momento feliz na rotina. Meu dia a dia era pesado e eu sentia meu corpo pedindo atenção. Meu horário de trabalho não me permitia fazer atividades em horários comuns e o nível de stress estava além do que eu conseguia gerenciar com meus 22 anos. Andando pelo bairro onde trabalhava fiquei curiosa para experimentar uma aula de Yoga. Lembro até hoje da minha sensação ao sair daquelas aulas. Meu dia parecia recomeçar depois da prática. Saia de lá, esperava o ônibus lotado chegar e nada parecia me afetar, eu estava leve. Guardo aquela sensação para sempre. Uns meses depois mudei de emprego, de rotina e não pude continuar. Busquei outros studios e academias mas não me identificava com a forma que eram dadas as aulas. Comecei a frequentar uma academia de Boxe e fiz também Muay Thai. Agora já mais velha eu tinha mais medo e não gostava de competir, mas desafiar meu corpo sempre foi um combustível para mim. Anos depois mais mudanças vieram e eu fui morar em Barcelona. Lá minha rotina de exercícios era deliciosa e tive contato com o Body Balance, uma mistura de Yoga, Thai Chi e Pilates. Meu coração na hora bateu mais forte lembrando de como era bom fazer uma atividade assim. Lembro de me despedir emocionada da professora, dava pra sentir o amor que ela tinha às aulas. Eu queria aquilo para mim. Já de volta ao Brasil e morando no sítio na minha cidade da infância, resolvi montar um coworking por uns meses e oferecer algumas atividades. Nessa ocasião reencontrei uma amiga da época da dança e agora ela era professora de  Yoga em Valença. Foi uma experiência muito especial ter aulas ao ar livre, no meu sítio e com amigos de tanto tempo junto. Um tempo depois voltei a morar no Rio para terminarmos a construção da van, mas sempre que voltava para Valença participava das aulas da Camila. Agora com nosso motorhome pronto era hora de viajar e nós, tanto eu quanto Micael, queríamos manter uma rotina saudável. Eu não achava viável fazer um curso de formação para “uso interno” e não via uma forma de praticar me sentindo segura. Começando nossa viagem passando 3 meses em Floripa tive a oportunidade de praticar diariamente um um studio de lá. Tive contato com diversos professores e um dia, voltando da prática, pedalando minha bike com o tapetinho amarrado me veio a ideia de unir minha viagem a aulas de yoga. Uma rotina sem amarras, dando aulas em parques e praias, sem a necessidade de abrir mão de uma coisa ou outro. Nesse dia decidi fazer o curso de formação. Passei a dedicar meu tempo a praticar independente de onde estávamos e a estudar um pouco antes do curso e claro… decidir onde fazer a formação. Conversei com alguns amigos e professores e decidi por fazer na Montanha Encantada. Minha cunhada tinha feito no ano anterior e tinha gostado bastante. Seguimos viagem para Bahia e durante o mês que passamos em Lençois consegui praticar regularmente com uma professora de lá. Tudo parecia estar se encaixando e a luz no meu caminho se mostrava cada vez mais forte. Fim do ano foi chegando e em Outubro fui para Garopaba fazer meu curso. Um mês intenso e inesquecível. Aprendizados que vão muito além da prática no tapetinho e amizades que vou levar para toda minha vida. Seguindo nossa viagem, já que estávamos em Santa Catarina, resolvemos ir até o Ushuaia.. logo ali rs. Passamos o próximos 4 meses rodando a o sul da Argentina e o Chile. O clima frio e com vento forte não era favorável, mas sempre que conseguia praticava no nosso quintal. Voltando para o Brasil veio a pandemia e os planos de aulas ao ar livre e viagem foram ficando mais distante voltamos para o Rio, mas não saíamos de casa. Comecei a usar meu tempo parada sem viajar para me dedicar a minha prática pessoal e estudos do Yoga. Praticando diariamente e estudando com meus amigos da formação evoluí bastante e me senti cada vez mais conectada comigo mesma e com minhas escolhas. Quando os casos começaram a baixar minha amiga Camila me convidu para substituir ela nas aulas presenciais no Studio de Valença. Fiquei super animada e feliz de poder começar a colocar em prática tudo que eu vinha estudando. Micael embarcou comigo em mais uma temporada em Valença e por 3 meses dei aulas preseciais. Foi um super desafio, não imaginava ser tão cansativo para meu corpo, mas finalizava minhas 11 aulas semanais já esperando a próxima semana com os alunos. Aprendi muito com essa experiência e graças a ela tive coragem/vontade de começar minhas aulas online. Hoje moro no Recreio, no Rio e além das aulas online marco algumas práticas ao ar livre. O legal de dar aulas online é estar com pessoas de todos os lugares conectadas muito além da internet. Dá pra sentir de alguma forma a presença de cada uma. Seja em São Paulo, em Arraial, Valença ou em Barcelona, estão todas aqui comigo na minha sala. Os planos seguem vivos e alguns já estão começando a crescer. Espero em breve contar para vocês.